Vamos
aprender a inserir 6 luzes standard e fotométricas. Com as luzes
fotométricas iremos descarregar de um website um tipo de luz e instalar no
programa para utilizar na cena.
O objeto final ficará com este aspeto:
1
– TARGET SPOT / FREE SPOT:
No painel Create, selecionamos
a 3ª opção para as luzes e escolhemos a luz Target Spot.
Esta luz tem uma forma cónica
com uma origem e um alvo. Pressionamos em cima da vista para criar a origem e
arrastamos para criar o alvo.
Com a luz selecionada na
origem, vamos verificar as propriedades no lado direito.
1. General Parameters : Parâmetros gerais
onde podemos ligar e desligar a luz.
2. Shadows : Permite incluir ou desligar
as sombras. Na combo box temos várias opções sobre a categoria das sombras.
Intensity/Color/Attenuation
1. Multiplier: Regula a intensidade da
luz. Valor por defeito é de 1,0.
2. Decay: Regula a gradação da sombra
tornando-a mais vincada ou suave.
Spotlight Parameters
É utilizado para controlar a
dispersão da luz. Pode ter o formato de circulo ou retângulo.
1. Hotspot: Raio interno da luz onde será
visualizada a 100% de intensidade.
2. Falloff: Raio externo da luz onde será
visualizada com menos intensidade.
Shadow Parameters
Permite alterar a cor e
densidade das sombras.
A luz Free Spot funciona com
os mesmos parâmetros que a Target Spot.
A grande diferença entre estes
tipos de luzes é que a Free Spot não possui o alvo, dessa forma quando
colocamos a luz na vista esta aparecer na vertical. É utilizada para simular os
faróis dos automóveis.
2
– TARGET DIRECT / FREE DIRECT:
A Target Direct utiliza os
mesmo parâmetros que a Target Spot.
A grande diferença é que a Target Direct utiliza uma forma de cilindro em vez
da forma cónica.
Assim os raios são paralelos
como vemos na luz natural. Também podemos utilizar este tipo de luzes para
simular um holofote.
A luz Free Direct utiliza os
mesmos parâmetros que a Target Direct com a pequena diferença de não utilizar o
alvo.
3
– OMNI / SKYLIGHT:
Omni deriva de omnipresente.
Como o nome indica, é um ponto de luz no espaço que espalha a sua luz em todas
as direções.
Esta luz permite escala onde
podemos alterar a forma para espalhar a luz em outras direções.
A Skylight é a simulação da
luz natural em todas as direções.
Esta luz permite simular as
sombras e objetos com bastante detalhe, no entanto o tempo de renderização é
muito superior a qualquer outra luz.
As duas últimas luzes são
utilizadas com o motor de renderização do Mental Ray.
4
– LUZES FOTOMÉTRICAS:
Estas luzes são mais complexas
e podemos descarregar diferentes tipos de luzes para utilizar nesta opção.
Vamos aceder ao website www.eclipselightinginc.com
e descarregar as luzes que pretendermos na aba Download.
Depois de descarregar e
guardar os ficheiros das luzes numa pasta, acedemos ao programa e escolhemos o
tipo de luzes Photometric.
Inserimos a luz na vista e
acedemos aos parâmetros gerais. Na opção Light Distribution escolhemos a
Photometric Web.
Inserimos a luz na vista e
acedemos aos parâmetros gerais. Na opção Light Distribution escolhemos a
Photometric Web. Aparecem por baixo novas opções de Distribution. Pressionamos
no botão “Choose Photometric File” e selecionamos o ficheiro a incluir e
pressionamos Open.
Assim importamos as luzes
descarregadas da web para dentro do programa. Agora será verificar os parâmetros
consoante a luz e configurar dependendo do cenário.
CONCLUSÃO:As luzes standard são simples de trabalhar em que os 6 tipos existentes resumem-se a 3 tipos com algumas diferenças relevantes. As luzes fotométricas são luzes mais complexas apenas utilizadas em situações especiais. A maioria das luzes que trabalhamos podemos utilizar apenas as standard.
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